Os professores Custódio Almeida e Diana Azevedo, escolhidos pela comunidade acadêmica para serem os próximos gestores da Universidade Federal do Ceará (UFC), se encontraram na segunda-feira (22), com o atual reitor da UFC, Cândido Albuquerque. Acompanhados do professor Carlos Almir Monteiro, que deve assumir a próxima chefia de gabinete, o encontro marcou o início oficial da transição administrativa da Universidade.
A consulta à comunidade universitária aconteceu em abril deste ano. A chapa “UFC Viva e Democrática”, encabeçada por Custódio e Diana obteve mais de 88% dos votos. No Conselho Universitário, a chapa obteve 29 dos 38 votos. O próximo passo é enviar a lista tríplice para o Ministério da Educação, o que só deve acontecer em junho, segundo Cândido Albuquerque. A nova gestão começa em agosto.
Ao BDF, Custódio informou que a reunião foi importante para iniciar o processo de transição e que o mesmo será oficializado por meio de uma portaria. O documento será articulado pelos integrantes dos dois grupos para formalizar a criação dos grupos de trabalho da transição.
O professor Custódio também falou do compromisso assumido durante a campanha para dar mais autonomia aos campi da UFC. "Como a regulamentação do processo de eleição dos novos diretores de unidades acadêmicas vai acontecer ainda na atual gestão, solicitei que os campi de Russas e Crateús também fossem incluídos no processo eleitoral. Pedido que foi confirmado na reunião. Assim, apenas o campus de Itapajé ainda terá a sua direção indicada pelo novo reitor, afirmou".
A definição de diretores das 18 unidades acadêmicas espalhadas pelo estado também passa por consulta acadêmica. Apenas os diretores de novas unidades são escolhidos diretamente pelo reitor. A demanda para incluir os dois municípios é uma antiga reivindicação da comunidade.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa