Ceará

COMBATE À FOME

II Seminário CRAJUBAR de Segurança Alimentar e Nutricional acontece nos dias 19 e 20 de maio

O seminário deve acontecer na Universidade Federal do Cariri, nas cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte (CE) |
I Seminário CRAJUBAR de Segurança Alimentar e Nutricional, Direitos Humanos, Direito à Alimentação e Promoção da Saúde - Divulgação

Com objetivo de estimular a produção de pesquisas e projetos de extensão na perspectiva de ampliar a compreensão das questões ligadas à Segurança Alimentar e Nutricional ao Direito Humano à Alimentação Adequada e aos circuitos produtivos de agroecologia familiar no campo e na cidade da população do CRAJUBAR, será realizado na próxima semana, na Universidade Federal do Cariri (UFCA), nos dias 19 e 20 de maio, o II Seminário CRAJUBAR de Segurança Alimentar e Nutricional, Direito Humano à Alimentação Adequada (DHAA) e o Combate à Fome e à Pobreza na perspectiva do Semiárido no território do CRAJUBAR.

O seminário é uma iniciativa fruto da parceria firmada entre a Rede de Articulação para Soberania e Segurança Alimentar e Nutricional (RASSAN), Coletivos Populares, Frente Juazeiro do Norte Sem Fome, Instituto Aldeia da Luz Organizados, Mesa Brasil/Fecomércio e UFCA. Além das instituições responsáveis pela iniciativa, o seminário recebe ainda apoio da Universidade Regional do Cariri (URCA), do Centro Universitário Maurício de Nassau (UNINASSAU), do Grupo de Valorização Negra do Cariri (GRUNEC), do Sindicato dos Servidores Públicos Municipais de Juazeiro do Norte (SISEMJUN), da Cáritas Diocesana e dos mandatos da Deputada Estadual do Ceará, Larissa Gaspar e do Deputado Estadual do Ceará Missias do MST.

De acordo com Mateus Quintans, presidente do Conselho Municipal de Segurança Alimentar e Nutricional (COMSEA) Juazeiro do Norte, a discussão acerca da temática da fome se faz necessária, sobretudo, em decorrência do agravamento da situação de fome da população de todo o país. Mateus ainda ressalta que as cidades de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha têm apresentado números preocupantes em relação ao aumento da população que vive em situação de fome. De acordo com o presidente do conselho, mais de 70% da população já se encontra em algum nível de insegurança alimentar. “Precisamos fazer esse debate para construir indicativos e diretrizes para construção de políticas públicas de combate à fome e insegurança alimentar que tenham a participação efetiva da população”, concluiu.

Além de estimular a produção de pesquisas e projetos, a iniciativa ainda visualiza a construção de documento estratégico, de base popular, como forma de indicar perspectivas e possibilidades de implantação e consolidação de políticas públicas com vistas à garantia do Direito Humano à Alimentação Adequada, na redução da pobreza e de combate permanente à fome. Ao todo, cerca de mil pessoas que trabalham diretamente na agricultura familiar, urbana, periurbana e rural, de base agroecológica serão beneficiárias dessas políticas públicas de Segurança Alimentar e Nutricional nos municípios de Juazeiro do Norte, Crato e Barbalha.

O projeto que deu vida ao seminário é voltado para militantes de movimentos populares organizados do campo da agricultura familiar de base agroecológica, gestores públicos e membros de conselhos de participação e controle social dos municípios envolvidos e abrange atividades teórico-práticas realizadas em seis etapas, onde devem promover uma reflexão sobre os direitos humanos e reconhecer a alimentação como direito humano e a si mesmo como sujeito titular de direitos.

Programação

19 de maio de 2023

- 07:30 às 8:30 | Café da Manhã e Credenciamento.

- 08:30 | Abertura e apresentação cultural.

- 09:30 | Palestra: A Situação da Fome e da Pobreza, Possibilidades e Perspectivas do Semiárido no Mundo Contemporâneo, Experiências do MST no Ceará (Palestrante: Deputado Estadual Missias Bezerra).

- 10:30 | Palestra: A Volta ao Mapa da Fome e da Extrema Pobreza no Brasil, Desafios da Govenança Brasileira (Palestrante: Patrícia Gentil da Secretaria Nacional de Segurança Alimentar e Nutricional do MDS - SESAN/MDS). 

- 12:00 | Almoço.

- 12:30 | Apresentação Cultural.

- 13:30 | Palestra: A Agricultura Urbana no Contexto das Políticas Públicas de Diversidade: Perspectivas na Construção de uma Política Nacional de Agricultura Urbana (Palestrante: Andrea Sousa Lima - Coordenação Executiva do Fórum Cearense Pela Vida no Semiárido).

- 15:00 | Painel temático: Experiências dos municípios na Segurança Alimentar e Nutricional e no Direito Humano à Alimentação Adequada no Semiárido.

- 16:30 | Organização dos trabalhos dos GT por Eixo Temático.

- 17:00 | Apresentação cultural e encerramento.

 

20 de maio de 2023 

- 07:30 às 8:30 | Café da Manhã e Credenciamento.

- 8:30 | Abertura e apresentação cultural

- 9:00 | Grupos de Trabalho por Eixo Temático:

Eixo I : Mulheres, Agricultura Familiar e o Semiárido do CRAJUBAR;

Eixo II: Juventude, Identidade e Cultura, a Realidade no contexto da Agricultura do CRAJUBAR;

Eixo III: Políticas Públicas para Mulheres e a Agricultura Familiar no Semiárido Caririense;

Eixo IV : O Papel do COMSEA na Garantia das Políticas Públicas de Agricultura Familiar de Base Agroecológica.

- 12:00 | Almoço.

- 13:00 | Apresentação Cultural.

- 13:00 | Apresentação das Propostas por Eixo Temático:

Eixo I : Mulheres, Agricultura Familiar e o Semiárido do CRAJUBAR.

Eixo II: Juventude, Identidade e Cultura, a Realidade no contexto da Agricultura do CRAJUBAR.

Eixo III: Políticas Públicas para Mulheres e a Agricultura Familiar no Semiárido Caririense.

Eixo IV : O Papel do COMSEA na Garantia das Políticas Públicas de Agricultura Familiar de Base Agroecológica.

- 15:30 | Lanche.

- 16:00 | Encerramento.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa