Somos um grupo de cristãos do Movimento Igreja em Saída da Arquidiocese de Fortaleza, CE, Brasil. Com esta carta queremos manifestar nossa profunda gratidão a Deus por ocasião dos 10 anos da sua eleição como papa da nossa Igreja.
Ainda estão gravadas na nossa mente e no nosso coração as imagens das suas primeiras palavras e gestos. Ficamos felizes e nos encheu de grande esperança a escolha do seu novo nome: Francisco, sinal claro do seu programa; aplaudimos a sua decisão de não querer morar nos palácios vaticanos e, um particular que nos comoveu, foi ver você usando os seus velhos sapatos.
Fazia muito tempo que nós desejávamos que a primavera na Igreja voltasse a florir, que a esperança voltasse a animar nosso compromisso pastoral, que o Evangelho voltasse a ser Boa Notícia e que os pobres voltassem a ser os primeiros privilegiados desta Boa Notícia, “uma Igreja pobre para os pobres”.
E aí veio a sua primeira Exortação Apostólica “Evangelii Gaudium”. Querido, papa, deixe-nos dizer que nas nossas comunidades de base há tempo cantamos um canto de um nosso poeta e músico, Zé Vicente, que diz assim: “Vence a tristeza, enxuga o pranto, ó meu povo, vem cantar um canto novo, Deus da vida aqui está”. Agora com você podemos cantar este canto com mais entusiasmo. Sim, o Evangelho, o Cristo Jesus é a alegria do mundo e assim devemos anunciá-lo.
Além da Evangelii Gaudiun você nos presenteou com outras cartas, entre elas, Laudato Si, Querida Amazônia, Fratelli Tutti que nos ajudam a ver e amar o mundo com o coração do ‘Poverello’ de Assis. Mas você mesmo nos mostra esse jeito de ver e amar o mundo com a sua vida. Com quanta ternura e humanidade você fala e se aproxima dos pobres e rejeitados e condena com firmeza o descarte e a globalização da indiferença com que são tratados. Desde o começo do seu pontificado mostrou a opção clara pelos migrantes e refugiados (Lampedusa), a condenação da economia que mata e de todas as guerras, sinal e prova da derrota da humanidade.
Por ser este testemunho vivo do Evangelho sabemos que tem muitos católicos que não comungam com você, que te caluniam. Eles querem uma Igreja triunfal, voltada ao passado, centrada em si mesma e nos seus privilégios. Imaginamos o quanto você deve sofrer com isso. Nós também sofremos e nos indignamos, mas não desanime: “Desde os confins do mundo eu tomei você e o chamei dos extremos da terra. Eu lhe disse: Você é meu servo. Eu o escolhi e jamais o rejeitei. Não tenha medo, pois eu estou com você” (Is 41,9-10).
Comemorando seus 10 anos à frente da Igreja, organizamos na nossa arquidiocese dois dias de reflexão sobre o seu pontificado. E agora nos despedimos fazendo nossas suas palavras: “Queremos ser uma Igreja que serve, que sai de casa, que sai dos seus templos, que sai de suas sacristias, para acompanhar a vida, sustentar a esperança, ser sinal de unidade... Para construir pontes, abater muros, semear reconciliação” (Fratelli Tutti 276).
Querido papa Francisco, nos abençoe e reze por nós. Nós também o abençoamos e rezamos por você.
Fortaleza, 13 de março de 2023
Para conhecer mais acesse @igrejaemsaida
*Padre Lino Allegri- Pastoral do Povo da Rua, Movimento Igreja em Saída
Fernanda Gonçalves de Souza - Pastoral do Povo da Rua, Movimento Igreja em Saída
Padre Ermanno Allegri- Colaborador paroquial e Movimento Igreja em Saída
Edição: Camila Garcia