Teatro, música, embolada, aventura e brincadeiras embalam a narrativa recheada de conhecimento e imaginação do espetáculo de teatro infantil “A idade da Terra”. Com texto e direção de Beto Mêneis, o espetáculo conta a história de dois homens e um menino, artistas mambembeiros em busca do macaco Ligeirinho, que faz parte dos shows e das peripécias do grupo que um dia se perdeu em uma caverna mágica. A atração será exibida hoje a partir das 17h no Cineteatro São Luiz, em Fortaleza.
Por trás de toda a cena teatral do espetáculo está o Grupo Paiaçús, criado em 2014, pelo ator e produtor cultural pacajuense Magno Carvalho, na cidade de Pacajus – CE, terra do caju e dos índios Paiaku. Procurado pelo Brasil de Fato, o ator e produtor afirmou que o grupo foi criado em 2014 através de um desejo próprio de conhecer a história da cidade de forma mais aprofundada, desde o seu aldeamento pelos índios Paiaku, que naquele tempo ocupavam as cidades de Pacajus, Cascavel e Pindoretama. “A partir daí nosso primeiro experimento veio através do SESC, por meio do projeto “SESC Pensando Verde”, que nos convidou para um experimento chamado “Ibirá: uma busca pelo verde”, que versa sobre natureza, sobre a relação do homem com os objetos de consumo, digamos”, afirmou.
Ainda de acordo com o produtor, o espetáculo foi pensado em 2018, mas somente esse ano ele será trabalhado de forma presencial. “Antes disso a gente já trabalhou a atração de formas virtuais, pelo Google Meet, Zoom e outras plataformas diversas que nos permitiu alguns experimentos virtuais”.
“A Idade da Terra” é uma experiência lúdica que busca, com a brasilidade, o naturalismo e o regionalismo de cada artista envolvido, refletir as relações dos humanos com o meio ambiente e com a evolução natural do planeta terra. A narrativa é uma experiência lúdica e educativa sobre a natureza para crianças de todas as idades, aprendendo sobre a própria existência, o ciclo da vida e a importância de respeitar o meio ambiente, nos fazendo refletir que no planeta terra tudo está conectado.
O espetáculo se torna imprescindível para o Paiaçús promover o desenvolvimento de uma pesquisa que busca explorar o vasto universo do teatro-natureza, o que pode revelar dimensões criadoras e de produção no âmbito da arte e da natureza na contemporaneidade.
Programação
Dias: 31 de janeiro, 14 e 15 de fevereiro de 2023
Local: Cineteatro São Luiz
Horário: 17h, 17h e 15h
Gratuito e com Classificação Livre
Acessível em Libras
Essas apresentações são do projeto “Bem-vindo ao tour na caverna pela A Idade da Terra!”, que faz parte da Temporada de Arte Cearense - TAC 2022, com circulação no Cineteatro São Luiz.
Dias: 05 e 12 de fevereiro de 2023
Local: Teatro do Dragão do Mar
Horário: 17h
Gratuito e com Classificação Livre
Acessível em Libras
Este projeto é apoiado pela Secretaria da Cultura do Estado do Ceará. Lei n° 18.012 de 1° de abril de 2022.
Para mais informações acesse a página oficial do Instagram do Grupo Paiaçús.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa