Ceará

educação

Governo do Ceará entrega 80 escolas em tempo integral em solenidade realizada nesta quinta (26)

Com as novas escolas, Ceará passa de 60% das escolas em tempo integral para 70% , atendendo mais de 140 mil estudantes

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Eliana Estrela ressaltou que Elmano de Freitas está cumprindo metas da companha com esta expansão que até o final do governo 100% das serão em tempo integral. - Foto: Governo do Estado do Ceará

Na manhã desta quinta-feira (26), o Governo do Ceará realizou evento de anúncio da ampliação da oferta do ensino médio em tempo integral no estado. O evento aconteceu no Palácio da Abolição e contou com a participação do governador Elmano de Freitas (PT), da secretária da educação, Eliana Estrela além de estudantes, diretores, professores, secretários e deputados estaduais. Ao todo foram entregues 80 escolas de tempo integral localizadas em 66 municípios cearenses. Com isso, o Ceará passa de 60% das escolas em tempo integral (131 são de educação profissional e 261 em tempo integral regular, um total de 392 escolas) para 70% (472 escolas), atendendo mais de 140 mil estudantes. Eliana Estrela ressaltou que Elmano de Freitas está cumprindo promessas feitas durante a campanha e que até o final do governo 100% das escolas das serão em tempo integral.

A secretaria da educação ainda destacou a relevância dessas escolas. “A escola de tempo integral, é importante ressaltar, que não é só mais tempo junto, não é só estar mais tempo na escola, o dia todo, mas são os projetos de vidas que se constroem nessas escolas. É um lugar de sonhos, é onde a gente pode sonhar e esses sonhos passam pelas nossas mãos, mãos de professores que acreditam”, e complementou falando sobre o investimento feito pelo governo do estado. “É dessa forma que se constrói uma vida mais justa, mais digna e mais oportunidades. Então, a escola integral não é apenas o dia todo, não é apenas horário, mas é o que se constrói lá. São essas experiências exitosas que nós temos, esse aprendizado que se tem, essa construção do conhecimento e essa transformação. Nosso Governador está investindo mais de R$300 milhões de reais nesse momento, porque a educação não é gasto, educação é investimento, palavras do nosso ministro”.
 
Débora Vitória, aluna do 3º ano da Escola de Fundamental e Médio Renato Braga falou em nome de todos os estudantes do ensino médio em integral do Ceará. “Hoje vou contar sobre a minha experiência como aluna da escola em tempo integral. Sempre sonhei em estar o dia todo na escola e esse sonho foi concretizado quando eu entrei na escola em tempo integral Renato Braga, que é uma das escolas aqui de Fortaleza. Ela me trouxe diversos benefícios como, por exemplo, as disciplinas eletivas e clubes estudantis, que desenvolvem o protagonismo juvenil no qual atualmente sou presidente do Grêmio. O tempo que antes ficava vago hoje é preenchido pela Escola ajudando na minha formação e tranquilizando os meus pais por saberem que meu tempo é ocupado com algo valioso”.

Débora Vitória afirmou que através das disciplinas eletivas e dos clubes que tem frequentado entrou em contato com diversos conteúdos que não estão na base comum curricular. Um exemplo foi a eletiva de Direito Constitucional, que de acordo com a jovem, foi de grande importância para pois, sonha em cursar direito, e declarou assertiva “vou conseguir”.

“Estamos neste momento entrando para uma nova história da educação cearense, como educadores que somos e também como implementadores de uma política pública que busca colocar o nosso estado e o nosso país em outro patamar de desenvolvimento econômico, social e, acima de tudo, humano, empreendendo esforços para o ensino de qualidade e sedimentando a equidade nas ações educativas que contribuem para o desenvolvimento integral dos estudantes cearenses”, disse o diretor da Escola de Ensino Médio em Tempo Integral Franklin Távora, da cidade de Itapiúna no Maciço de Baturité, José Ivanildo Costa. 

Ainda na solenidade, o governador do Ceará, Elmano de Freitas falou sobre a dificuldade de acesso à educação enfrentada por seu avô e pai, mas também sobre os próximos passos na área da educação do estado. “Eu quero dizer do meu orgulho, da gente continuar um projeto, que penso eu, vamos construindo como um pensamento da amplíssima maioria do povo cearense. Isso pode parecer uma obviedade na medida que nós vamos construindo este entendimento, mas é importante a gente perceber que nem sempre foi assim. O meu avô nunca entrou em uma escola, não porque ele não queria, porque ela não existia. O meu pai só entrou na escola para fazer até o quarto ano primário. Nós fomos, passo a passo, para primeiro garantir acesso à educação para todos os alunos. Nós ainda não conseguimos garantir acesso na educação infantil, ainda temos o desafio de fazer creches, Centros de Educação Infantil para todas as crianças do Ceará e do Brasil. São passos que nós temos que dar.”

Elmano lembrou um pouco da história da implementação do ensino integral no estado. “Eu tenho muito orgulho de dar continuidade, no caso do estado do Ceará, de ter tido um governador como Cid Ferreira Gomes que tomou a decisão política que nesse estado a escola seria em tempo integral, iniciando com a escola profissionalizante e lá estavam a secretária de educação Izolda Cela e Idilvan Alencar na secretaria. Esses espaços foram sendo dados na valorização, na constituição das escolas, construindo escolas profissionais. Nós tivemos então nosso governador Camilo e eu lembro que nós tínhamos o debate que as escolas profissionalizantes tinham estrutura, eram escolas novas, mas as escolas regulares estavam com muita dificuldade e a decisão foi: ‘nós vamos levar a escola em tempo integral para as escolas regulares. E agora nós podemos dizer, no dia de hoje, nós iniciamos para ter 70% das escolas do Ceará é impedido integral”.

Reajuste

Sobre a implementação do piso para os professores do estado do Ceará Elmano afirmou que, “investimento implica valorização do professor. A secretária Eliana vai sentar com sindicatos, com os representantes da categoria, fiquem tranquilos que nós discutiremos a implementação do piso para os professores do estado do Ceará. Esse é um compromisso de vida e nós iremos construir dialogando, conversando, mas nós temos o dever de ser exemplo para o Brasil.”

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Camila Garcia