Depois do Partido Democrático Trabalhista (PDT) preterir a governadora Izolda Cela e escolher Roberto Cláudio para disputar o governo do Ceará, o senador licenciado Cid Gomes (PDT) ainda não havia se pronunciado como pretendia se posicionar na eleição para o Palácio da Abolição. Entretanto, vendo seus aliados disputarem quem vai para o segundo turno contra o candidato Capitão Wagner (União Brasil), que lidera as pesquisas, o senador criticou a estratégia do candidato Roberto Cláudio de atacar a governadora, durante a propaganda eleitoral. A opinião foi concedida em entrevista coletiva na nite desta quinta-feira (15) em Sobral.
"Eu acho que, sinceramente, não deve ser favorável a nenhuma campanha falar mal da Izolda. Izolda é uma mulher séria,dedicada e discreta. Foi pré-candidata, seu partido escolheu outro e ela aceitou de forma serena. Tanto Elmano quanto RC devem concentrar suas campanhas em propostas e se está ali o fígado arranhando, ataca esse ‘outro’", disse Cid Gomes.
E a lição veio acompanhada de um exemplo prático, quando Cid criticou a aparência física de Capitão Wagner. Disse que notou mudanças no rosto do adversário quando assistia a um debate e citou alguns procedimentos estéticos que o candidato teria feito. "Assistindo o programa do Wagner eu notei uma coisa estranha…o homem fez harmonização facial,botou botox, botou peruca…ali eu entendi qual é a verdadeira mudança", ironizou.
Apesar de ter assistido o programa do adversário, Cid também confessou que tem assistido aos programas de Brasília e não do Ceará. "Até para não me envolver emocionalmente e não ficar com o coração mais apertado do que já está'', disse.
Ex-aliados
Nas redes sociais, a governadora Izolda Cela (sem partido) e o ex-governador Camilo Santana (PT) lamentaram as inserções da campanha de Roberto Cláudio na TV. "Lamento que se use de medidas ardilosas e mentiras com objetivos eleitoreiros. Isso é muito feio! Moralmente feio. Medidas judiciais serão tomadas imediatamente", escreveu o perfil de Izolda no Facebook.
Já o ex-governador pediu para o ex-aliado parar de agredir Izolda Cela. "Peço que Roberto Cláudio reflita sobre esse caminho que resolveu trilhar, não só de agredir a mim e ao Elmano, que somos adversários nessa eleição, mas principalmente agredir a governadora Izolda Cela que nem candidata é", escreveu Camilo Santana, na rede social.
O candidato Elmano Freitas disse lamentar o que chamou de ataques covardes em virtude da queda de Roberto Cláudio nas pesquisas. “O desespero por ter despencado nas pesquisas fez sua campanha entrar no jogo sujo, de ataques e fake news, para tentar impedir o meu avanço”, postou.
Entenda o caso
Na quinta-feira (15), a campanha de Roberto Cláudio veiculou na propaganda eleitoral da TV, notícias de veículos de comunicação e fala da determinação judicial para não haver transferências de recursos a municípios que já não estivessem programadas. A campanha aponta como motivo "denúncias de compra de apoio de prefeitos à candidatura de Elmano". A campanha também cita o cumprimento de mandado de busca e apreensão na Superintendência de Obras Públicas (SOP) do estado que, segundo a peça eleitoral, visava procurar "provas de que houve compra milionária de apoio".
Antes das declarações de Cid Gomes, Roberto Cláudio reafirmou as críticas ao governo de Izolda Cela e disse não fazer juízo de valor. "Não gostaria de estar tratando desse fato, mas esse é um fato jurídico grave que, na verdade, sinaliza para uma prática política muito antiga que o Ceará havia vencido. Não cabe a mim esclarecer um fato jurídico, mas sim aqueles que são citados nesse fato jurídico”, respondeu.
Procurada pelo BDF, a assessoria de comunicação do candidato Capitão Wagner não respondeu até a publicação dessa matéria.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa