Ceará

8 DE MARÇO

Ceará: Mulheres vão às ruas por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome

Fortaleza, Crato e Sobral são algumas das cidades que confirmaram atos para esse 8M.

Brasil de Fato | Juazeiro do Norte CE |
Movimento de Mulheres ocuparão às ruas nesse 8M em defesa de Brasil sem machismo, racismo e fome - Tomaz Silva/Agência Brasil

Nesta terça-feira (08), o Dia Internacional de Luta das Mulheres será marcado pela realização de atos em centenas de cidades do país para pedir o fim da violência de gênero e de todas as opressões que cercam a vida das mulheres no Brasil e no mundo. No Ceará, serão realizados atos, atividades político-culturais e debates até o dia 14 de março, dia em que se encerra a Jornada Unificada pela Luta das Mulheres e que marca os quatro anos do assassinato da vereadora Marielle Franco.

Com o lema “Pela vida das Mulheres, Bolsonaro Nunca Mais. Por um Brasil sem machismo, sem racismo e sem fome”, o ato em Fortaleza tem início a partir das 13h, na Praça do Ferreira. No mesmo local, das 14h às 15h, acontece o debate “Pela vida das mulheres contra o machismo, o racismo e a fome”. A programação segue com a Feira Feminista Solidária e Circular, das 13h às 18h e a realização do cortejo “Mulheres do fim do mundo – nós não vamos sucumbir”, a partir das 15h. As atividades na Capital se encerram com um ato cultural em homenagem à cantora Elza Soares, que simboliza a luta pelo fim da violência contra as mulheres e, sobretudo, pela valorização das mulheres negras e periféricas.

Em Sobral, o ato deve acontecer a partir das 17h no Arco de Nossa Senhora (Arco do Triunfo). No Crato, região do Cariri, o ato tem início às 8h da manhã, com concentração no Largo Júlio Saraiva (Praça da Prefeitura).

Além dos atos de rua, os movimentos feministas de Fortaleza e da Região do Cariri têm organizado campanhas de solidariedade em prol das mulheres em situação de vulnerabilidade. Estão sendo arrecadados itens de higiene pessoal como absorvente, álcool 70%, máscaras PFF2, creme dental e escova de dente. As contribuições ainda podem ser feitas através de doação em dinheiro para a compra e montagem dos kits.

Em Fortaleza, os locais para o recebimento de doações são: ADUFC, na Avenida da Universidade, 2346, no bairro Benfica; UNE, na Rua Senador Pompeu, 2379, no bairro José Bonifácio; e Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, localizado na Rua Paulo Firmeza, 445, no bairro São João do Tauape. Quem preferir, pode doar qualquer quantia, por meio do PIX: [email protected] (Monalisa dos Santos Nascimento). Já no Cariri, está acontecendo a campanha “Quem tem fome, tem pressa!”. As doações podem ser feitas pelo PIX: 88999633495 (Ana Verônica Barbosa Isidorio) ou Conta Poupança Bradesco: N°: 1001746-7, Agência: 771.

Para mais informações sobre as campanhas de solidariedade basta acessar a página oficial do Instagram do Movimento 8M Ceará.

Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.

Edição: Francisco Barbosa