A Secretaria da Cultura do Estado do Ceará (Secult-CE) divulgou a abertura das inscrições para o Edital Ceará da Cidadania e Diversidade Cultural, que está dividido em quatro eixos: Cultura LGBTQIA+; Territórios artísticos e criativos de periferias do Ceará; Museus comunitários: memória, patrimônio e museologia social; e Bibliotecas comunitárias e populares do Ceará. As inscrições seguem abertas até 16 de março e devem ser realizadas de forma on-line através do site de editais da Secult Ceará seguindo todos os requisitos dispostos no edital. Em todo o estado o edital deve contemplar cerca de 109 projetos.
O edital possui investimento total de cerca de R$ 2 milhões de reais, recurso proveniente do Fundo Estadual da Cultura. A iniciativa tem o objetivo de assegurar os direitos culturais, preservando a memória do patrimônio cultural cearense, além de estimular a produção artística e cultural, e garantir a diversidade artística e cultural, por meio da participação de grupos e artistas LGBTQIA+ e da periferia.
O edital é o primeiro do estado a ser produzido com aplicação de Linguagem Simples, Direito Visual e Design Editorial, através da Secult Ceará, ÍRIS | Laboratório de Inovação e Dados do Governo do Ceará e Associação Ceará Design (ACDesign), se tornando mais acessível e inclusivo.
Confira o edital completo aqui.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa