No último dia 05 de fevereiro, o Levante Popular da Juventude completou 10 anos desde sua nacionalização em 2012. A data marca o encerramento do I Acampamento Nacional do movimento que reuniu mais de 1.200 jovens brasileiros em Santa Cruz do Sul (RS), no qual retornaram para suas cidades com a grande e histórica missão de construir o Levante Popular da Juventude em cada canto do Brasil. No encerramento do acampamento, através de uma carta, os dirigentes da organização firmaram o compromisso com o país e a juventude de combater todo tipo de exploração e opressão, e ser linha de frente na luta antirracista, anti-patriarcal e anti-LGBTfóbica.
“Nesses 10 anos de Levante, colecionamos sonhos e protegemos empunhando bandeiras e baterias, a história do povo brasileiro e a memória de nossos lutadores. Colecionamos lutas, conquistas, risos e choro, tudo na confiança de que sonho que se sonha junto se torna realidade. Somos mulheres, pretos e pretas, LGBTs, indígenas e ribeirinhos, filhos e filhas da classe trabalhadora, que ousaram e ousam lutar por um Brasil para os brasileiros”, afirmou Thalita Vaz, integrante da Coordenação Nacional da organização.
Em Fortaleza, para celebrar os 10 anos de luta e resistência, o Levante traz como lema nesse momento histórico “10 anos na luta por um Brasil para brasileiros”, e a celebração acontece hoje (18), a partir das 18h no Centro de Formação, Capacitação e Pesquisa Frei Humberto, na Rua Paulo Firmeza, 445 - São João do Tauape.
“Fizemos, ousamos e construímos Cursos Populares, Acampamentos, Ocupações e Escrachos. Marchamos e continuaremos em marcha enxergando o passado e nele encontramos a certeza de onde queremos chegar”, conclui Thalita Vaz.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Camila Garcia