Pensando nas diversas possibilidades para sensibilizar a população da capital cearense da importância de mudar atitudes individuais e também pensar no coletivo, o Instituto Verdeluz e o Instituto Iracema irão levar as pessoas a um passeio por um mar de plásticos por meio de ação que acontece neste final de semana na Praia de Iracema, em Fortaleza. O evento, que tem como tema “2050: Água que Tubarão Não Nada”, será realizado nos dias 29 e30 de janeiro, das 10h às 17h em frente ao Centro Cultural Belchior.
De acordo com Beatriz Azevedo, ativista climática e conselheira do Instituto Verdeluz, a ideia de construir a ação 2050 surgiu da necessidade de realizar algo dinâmico e educativo para falar sobre a questão do plástico nas praias e nos mares, já que muitas vezes as pessoas parecem não se importar tanto com a limpeza desses locais. “Então, pensando uma forma de atrair pessoas de todo tipo para viver essa experiência de um mar de lixo, que é a realidade dos oceanos em 2050, faremos uma instalação onde haverá banners e informações com conteúdo dinâmico sobre educação ambiental”, afirma.
Beatriz ressalta que existe uma contribuição individual para a poluição marinha, sendo que a maior parte desse plástico vem de grandes indústrias, como a da pesca industrial, e é importante que a população tenha consciência individual de mudar o comportamento gerando uma mudança no coletivo.
Durante o evento, as pessoas poderão interagir com uma instalação montada na frente do Centro Cultural Belchior que, além de alertar para a quantidade de resíduos plásticos nos oceanos, irá propor mudanças nas atitudes individuais e coletivas. Também será realizado um mutirão de limpeza na Praia de Iracema — no trecho conhecido como Praia dos Crush.
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa