A 15ª edição do For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero está com inscrições abertas até o dia 25 de setembro para submissão das produções audiovisuais para a mostra competitiva do evento. A curadoria do festival elenca algumas regras básicas para a inscrição, como: produções que tenham sido concluídas a partir de 2019 e que abordem as temáticas LGBTI+, de gênero e/ou identidade, com duração livre. A lista dos selecionados será divulgada no dia 15 de outubro e não há limite para inscrição de filmes por diretor/produtor.
A programação é inteiramente gratuita e acontecerá de 19 à 25 de novembro com exibição de produções nacionais e internacionais classificados em curta e longa-metragem, nas mostras: Feminino Plural, Mostra Educativa e Mostra Competitiva Internacional, onde as obras disputam o Troféu Elke Maravilha, o troféu João Nery e Prêmio da Crítica.
Os filmes selecionados pela curadoria do festival concorrerão em três categorias: Média ou Curta-Metragem Brasileiro, Média ou Curta-Metragem Estrangeiro e Longa-Metragem. O troféu Elke Maravilha é voltado para categorias que vão desde melhor filme até melhor som e trilha sonora. Já o troféu João Nery, é um reconhecimento voltado apenas para produções que abordam essencialmente a militância LGBTQI+ e o reflexo de suas atuações na vida das pessoas. E por último, o Prêmio da Crítica, sendo esse destinado somente aos longas e curtas brasileiros.
Além das produções audiovisuais, o For Rainbow traz também apresentações de teatro, dança, música, literatura, exposição de artes visuais, oficinas, debates e ações de acessibilidade.
Este ano, o For Rainbow – Festival de Cinema e Cultura da Diversidade Sexual e de Gênero será realizado no formato híbrido com atividades presenciais no Centro Dragão do Mar de Arte e Cultura, seguindo todos os protocolos de segurança sanitária em virtude da pandemia causada pela covid-19, mas, também será transmitida virtualmente através do seu canal no youtube.
O Festival For Rainbow tem o apoio institucional do Governo do Estado do Ceará, por meio da Secretaria da Cultura (Secult) e é uma realização do Centro Popular de Cultura e Eco-Cidadania (Cenapop).
Para mais informações sobre o Festival, entre em contato através do site ou das redes sociais (Instagram, Facebook e Twitter).
Para receber nossas matérias diretamente no seu celular clique aqui.
Edição: Francisco Barbosa