Ceará

Semiárido

Educação Contextualizada nos sertões cearenses é discutida em evento online

Atividade discutirá valorização dos conteúdos locais em sala de aula e compartilhará dados sobre conectividade

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido.
Educação contextualizada para a convivência com o Semiárido. - Foto: Ana Lira / Arquivo Asacom


Estão abertas as inscrições para participar do III Seminário da Educação - Construindo a Educação Contextualizada nos Sertões Cearenses. Realizado nos dias 16 e 17 de junho, em formato digital, o evento será gratuito e reunirá professores, estudantes, gestores municipais, a vice-governadora e grandes nomes ligados à Educação para discutir desafios e conquistas da Educação Contextualizada, metodologia que valoriza o saber, a história e o meio ambiente local. Para participar, os interessados devem preencher o formulário de inscrição até o dia 13 de junho. 

Fruto do Projeto Contexto: Educação, Gênero, Emancipação, o evento será realizado pela Plataforma Educação Marco Zero e terá o co-financiamento da União Europeia. Durante o Seminário, os participantes discutirão as estratégias e os desafios para a promoção de uma educação que dialogue com as realidades locais, que modifique a visão preconceituosa e estereotipada do semiárido brasileiro e como essa Educação poderá ser reafirmada nos municípios dos Sertões de Crateús, Inhamuns, Canindé e Central.   
 
Em sua programação, o III Seminário de Educação trará relatos de experiências da Educação Contextualizadas no Ceará, nos municípios de Ipaporanga, Trairi, Pedra Branca e Sobral e compartilhará os resultados do diagnóstico “Acesso, Conectividade e Formação de Professores para as Tecnologias Digitais de Informação e Comunicação. O documento construído pelo Laboratório de Tecnologia Educacional e Software Livre (LATES), da Universidade Estadual do Ceará (UECE) traz dados sobre as experiências dos docentes e manuseio de ferramentas digitais.  
 
De acordo com a pesquisa, por exemplo, fica claro as restrições de equipamentos, de banda de internet que permita a conectividade dos envolvidos no processo de educação, bem como carência de natureza formativa na área que limitam a prática docente. “Quase 95% dos professores e das professoras sentem a necessidade de formação na área de tecnologias digitais de informação e comunicação, o que pode abrir um leque de possibilidade para auxiliar docentes a desenvolver melhor seu trabalho”, afirma o diagnóstico.  
 
O evento trará ainda palestras com grandes educadores, como o pedagogo José Pacheco, criador da Escola da Ponte em Portugal, e o Profº Drº Moacir Gadotti, Diretor Geral do Instituto Paulo Freire e Profº Titular da Pontifícia Universidade Católica de Campinas (PUC – Campinas).
 
Projeto Contexto – O Projeto é realizado pela Plataforma Educação Marco Zero, uma reunião de seis organizações da sociedade civil (We World – GCV Brasil, Cáritas Diocesana de Crateús, Esplar, Instituto Maria da Penha, Associação de Cooperação Agrícola do Estado do Ceará (Acace), Escola Família Agrária Dom Fragoso, Pastoral do Menor).  

Desde 2017, o Projeto Contexto investe esforços para que 22 municípios localizados nos Sertões de Crateús, Inhamuns, Canindé e Central promovam a Educação Contextualizada para a convivência com o Semiárido nas escolas municipais. O trabalho vem dando resultados positivos, tem sido reconhecido pelas gestões municipais e se tornou política educacional em onze desses municípios. O Projeto de Lei que estabelece a Educação Contextualizada como política educacional estadual está sendo discutida na Assembleia Legislativa do Ceará.

Edição: Monyse Ravena