No município de Caucaia, a primeira pesquisa Ibope divulgada para o segundo turno das eleições à prefeitura aponta Naumi Amorim (PSD) com 62% dos votos válidos, enquanto Vitor Valim (Pros) está com 38%. Considerando os votos totais, o candidato do PSD tem 52% da preferência do eleitorado, enquanto o candidato do Pros tem 32% das intenções do voto. Brancos/Nulos totalizam 11% e não sabe/não respondeu chega a 4%.
A pesquisa foi contratada pelo Diário do Nordeste e ouviu 805 eleitores de Caucaia entre os dias 23 e 25 de novembro. A margem de erro é de 3 pontos percentuais para mais ou para menos e o nível de confiança é de 95% o que significa que a probabilidade de os resultados retratarem o atual momento eleitoral é de 95%, considerando a margem de erro.
A pesquisa também apresenta as intenções de votos divididos por religião. Naumi Amorim lidera em todos os segmentos, com 52% em cada caso. Vitor Valim aparece em segundo nas intenções, entre 30% e 34% da preferência de religiosos. Na religião católica ficou assim: Naumi Amorim (PSD) com 52% das intenções de votosm enquanto Valim (Pros) tem 34%. Branco/Nulo 10% e não sabe/não respondeu: 4%. Na religião evangélica, Naumi Amorim (PSD) também aparece na frente com 52%. Vitor Valim (Pros) com 31%. Branco/Nulo 11% e não sabe/não respondeu 5%. Referente a outras religiões, Naumi Amorim (PSD) tem 52%, Vitor Valim (Pros) 30%, Branco/Nulo 16% e não sabe/não respondeu 2%.
Bolsonarismo
A pesquisa também mostrou que 54% dos eleitores não sabe quem o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) apoia neste segundo turno. Para 34% dos entrevistados, Bolsonaro apoia Vitor Valim (Pros) e para 10% dos eleitores ouvidos acham que Bolsonaro apoia Naumi Amorim (PSD). Vale lembrar que Vitor Valim faz parte do mesmo partido do candidato à prefeitura de Fortaleza, Capitão Wagner, que já recebeu apoio declarado de Bolsonaro.
Apoios
Para o segundo turno, Naumi Amorim recebeu apoio do PCdoB, PMN e do PT. Já Vitor Valim ganhou apoio da ex-candidata à orefeitura de Caucaia Emília Pessoa (PSDB), da vereadora Natécia Campos (PP), do Silvio Nascimento (Podemos) e de Sebastião Conrado (PMB).
Edição: Monyse Ravena