A corrida em busca de apoio para o segundo turno para a prefeitura de Fortaleza já teve início. José Sarto do PDT e Capitão Wagner do PROS buscam até o dia 29 de novembro conseguir o maior número de apoio entre os demais partidos e candidatos. Sarto finalizou o primeiro turno com 457.622 votos (35,72%). Já Capitão Wagner obteve 426.803 votos (33,32%).
Hoje, o Partido dos Trabalhadores (PT) declarou apoio a Sarto. Em carta divulgada hoje, o PT agradeceu aos fotos conquistados no primeiro turno e reforçou a “tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para a nossa cidade”. “Nesse sentido, a Executiva Municipal do PT Fortaleza orienta seus filiados e simpatizantes para a tarefa prioritária de derrotar a proposta fascista para a nossa cidade, através do voto na candidatura do Partido Democrático Trabalhista, em apoio aos candidatos José Sarto e Elcio Batista neste segundo turno”, diz um trecho da carte do PT Fortaleza. No primeiro turno, Luizianne Lins, candidata do PT obteve 227.470 votos, ficando em terceiro lugar.
Assim como o PT, o Partido Comunista do Brasil (PCdoB) também declarou apoio a Sarto. Em carta de agradecimento divulgada nas redes sociais, um dos trechos fala justamente sobre “derrotar do candidato de Bolsonaro em Fortaleza”. “Assim, ao tempo em que agradecemos aos candidatos, familiares, militantes e amigos que se empenharam com muita determinação nesta batalha do primeiro turno, conclamamos a todos a não se dispersarem e cerrarem fileiras para derrotarmos Bolsonaro e seu candidato em Fortaleza”, trecho da carta conjunta das executivas municipal e estadual de apoio ao Sarto no 2º turno de Fortaleza. O candidato do partido foi Anízio, que reunião 2.264 votos.
Em suas redes sociais, o candidato à prefeitura de Fortaleza no primeiro turno, Heitor Ferrer, do Solidariedade, parabenizou Sarto e Capitão Wagner pela conquista do segundo turno, mas declarou neutralidade para as eleições que seguem. “Meu eleitor caracteriza-se por sua independência e seu discernimento. Ele segue sua consciência e seu juízo de valores. Ele é senhor do seu voto e sabe o que é melhor para a sua cidade. Em respeito a esse eleitor, não iremos aderir a nenhuma candidatura no segundo turno”, disse.
Até o momento, Capitão Wagner ainda não recebeu nenhum apoio declarado. Demais partidos e candidatos ainda não se manifestaram sobre apoios.
Edição: Monyse Ravena