Ceará

Ceará

Vida e obra de Clodomir de Morais são temas de debate realizado em Fortaleza (CE)

Clodomir de Moraes foi militante comunista, deputado estadual, um dos líderes das Ligas Camponesas.

Brasil de Fato | Fortaleza (CE) |
Clodomir de Morais nasceu no dia 30 de março de 1928, na cidade de Santa Maria da Vitória (BA). Foi jornalista e escritor com mais de 20 livros publicados. - Foto: Divulgação/PCB

O Sindicato dos Docentes das Universidades Federais do Estado do Ceará (Adufc), realiza hoje, 4, a partir das 18h, uma roda de conversa com o tema “A vida de Clodomir de Morais, Paulo Freire, Ditadura, Ligas Camponesas e Amor”, com o objetivo de debater e celebrar a memória de Clodomir Santos de Morais, jornalista, advogado, sociólogo, professor, consultor em desenvolvimento agrário da Organização das Nações Unidas (ONU) e, por essência, um militante da luta dos movimentos camponeses e um dos líderes das Ligas Camponesas.

Em entrevista ao programa Rádio Debate, da Rádio Universitária, em Fortaleza, a cantora e artista Indiana Nomma, que é filha de Clodomir de Morais falou um pouco sobre como era a sua relação com o pai e afirmou que sua visão sobre Clodomir de Morais é diferente das demais pessoas, por ser filha. “Ele foi um pai maravilhoso que proporcionou muitas coisas. Quando falo dele eu vejo a parte humana”.

Ela também explicou que, no período da ditadura os filhos não podiam saber muitas coisas dos pais por questão de segurança. “Eu me lembro que quando eu tinha uns seis anos, minha mãe se ajoelhou na minha frente em um aeroporto e falou: ‘Filha, se eu pedir pra você correr você corre, mesmo que eu não esteja correndo atrás de você e não olhe pra trás’”.

Sobre a luta de Clodomir de Morais em relação à melhoria na condição de vidas das pessoas, Indiana Nomma afirmou que seu pai tinha vindo ao mundo para cumprir uma missão. “Ele tinha um olhar amplo que ia além do grupo onde estava. Ele se dedicava às questões humanas de forma natural”, afirma.

Clodomir de Morais também é conhecido pela aplicação e criação do Método de Capacitação Massiva que busca na prática introduzir em um grupo social a consciência organizativa para a realização de uma atividade ou ação. Indiana Nomma fala sobre a capacidade e facilidade do pai em fazer capacitações em momentos simples do dia a dia. “Uma cena clássica era a gente pegar taxi ou ônibus e ele fazer uma capacitação ali mesmo com o motorista. Qualquer tempinho ele estava ensinando alguma coisa”.

Sobre Clodomir de Morais

Clodomir Santos de Morais nasceu no dia 30 de setembro de 1928, na cidade de Santa Maria da Vitória, na Bahia. Estudou em São Paulo, Salvador e Recife, foi jornalista e escritor com mais de 20 livros publicados, sendo a maior parte deles escritos no período de exílio. Foi militante comunista, deputado estadual e um dos líderes das Ligas Camponesas. Foi preso político antes de 1964, durante o governo João Goulart e, no período do golpe militar, teve seus direitos políticos cassados. Foi preso novamente e dividiu cela com o educador Paulo Freire. Clodomir Morais faleceu no dia 25 de março de 2016.

Serviço
Roda de Conversa: “A vida de Clodomir de Morais, Paulo Freire, Ditadura, Ligas Camponesas e Amor”
Quando: Quarta-feira, 4, às 18 horas
Onde: Auditório da ADUFC-Sindicato, na Avenida da Universidade, 2.346 – Benfica – Fortaleza-CE
Atividade aberta ao público

Edição: Monyse Ravena